
Professor, Pesquisador e Extensionista da Faculdade de Farmácia da UFRJ. É também o idealizador e coordenador do PlantaCiência. Apaixonado por divulgação científica, arte, literatura e cultura em geral.
Leopoldo C. Baratto
Colunas
Brasil, o país do futuro?
O setor de fitoterápicos é necessário para o desenvolvimento nacional
No Brasil há um número pequeno de fitoterápicos em relação à sua vasta biodiversidade. A conta não fecha: são mais de 39 mil plantas brasileiras catalogadas para pouco mais de 300 fitoterápicos registrados na ANVISA. Isso se deve ao baixo investimento em pesquisas, à baixa interação entre as universidades e a indústria nacional, à falta de interesse em relação aos ensaios clínicos devido ao elevado custo, gerando uma grande dúvida de retorno financeiro no futuro.
Qual a dimensão da riqueza da biodiversidade brasileira?
A flora brasileira compreende quase 50 mil espécies de plantas, algas e fungos; destes, mais de 38 mil espécies correspondem a vegetais. Estes impressionantes números (você pode conferir na Flora do Brasil) colocam o país no topo do ranking das maiores biodiversidades do planeta.
50 por cento menos barriga: 100 por cento mais felicidade! A laranja-moro emagrece mesmo?
Há décadas, a ditadura da beleza nos causa angústia em frente ao espelho. Com as mídias sociais, a imposição de padrões estéticos tornou-se obsessão: corpos esculturais na praia clamando curtidas nas fotos do Instagram, rostos moldados à base de ácido hialurônico, lábios com micropigmentação, criolipólise, fios de sustentação, peeling, luz intensa pulsada, botox preventivo, silicone e o novo método da próxima semana.
Fake News sobre plantas medicinais em tempos de pandemia
Fake News, se traduzirmos literalmente do inglês, são “notícias falsas” ou “notícias equivocadas”. Estas notícias são intencionalmente falsas, com potencial para enganar os leitores, criadas com o propósito de gerar dubiedade sobre algum fato, levando a incertezas quanto a veracidade da informação.
Like a Virgin: plantas da virgindade
Like a virgin, touched for the very first time. Like a virgin, when your heart beats next to mine (...). Nos anos 80 Madonna foi uma das artistas mais importantes a clamar por igualdade entre gêneros e pela libertação sexual das mulheres. Mas isso nem sempre foi assim.
Os derivados antracênicos e sua propriedade laxante
Os derivados antracênicos são conhecidos na Farmacognosia principalmente pelas suas propriedades laxantes. Estes metabólitos secundários com propriedades laxativas são encontrados em fontes vegetais e incluem principalmente as antronas, antraquinonas e diantronas.